top of page

Nossa clínica oferece diferentes modalidades de atendimento:

1.png

Consulta médica

A sua jornada como cliente em nossa clínica sempre se inicia com uma consulta, que é quando o médico pode avaliar com profundidade as causas de sua enfermidade e, junto com você, planejar o seu tratamento. A consulta é indispensável. Sabe por quê? A causa da dor geralmente não se encontra no local da queixa - mas, por outro lado, pode estar. É necessário identificar corretamente o local onde a dor se origina, para assim poder decidir qual a melhor abordagem terapêutica. Como se faz isto? Uma atenta conversa investigativa (chamada de anamnese), um interrogatório complementar detalhado e um exame físico minucioso e atento. Estas coisas têm um nome: “consulta médica”, que infelizmente tem se tornado cada vez mais superficial. “Mas, e os exames?” Ah, sim, os exames! Claro que eles têm o seu lugar, mas jamais podem substituir uma boa consulta médica; eles são apenas complementares. Assim, se você já tem exames, pode trazê-los à consulta, mas tenha certeza de que o Dr. Miguel só vai querer vê-los depois de muita conversa e um bom exame físico, para que os resultados não causem alguma influência inadequada que possa levar deixar de perceber algum detalhe importante. Uma sólida formação médica e rigoroso treinamento e experiência em ortopedia, juntamente com a especialização e décadas de experiência em acupuntura, se aliam ao treinamento em técnicas neuromodulatórias para proporcionar a capacidade para avaliar você de forma detalhada e criteriosa, que fornecerá as bases para propor seu tratamento.

Diagnostico.jpeg

Importante: A Consulta é a Chave

Apesar de ser um exame muito valioso, é fundamental reforçar que ele é um complemento à consulta médica, que continua sendo indispensável. Assim como qualquer exame, os dados e imagens só ganham valor e sentido dentro do contexto de uma análise médica detalhada e criteriosa.

Termografia: Um Olhar Avançado para o seu Diagnóstico

Recentemente, incorporamos à nossa clínica uma ferramenta inovadora: uma câmera que registra e processa imagens geradas pelo calor (radiação infravermelha) emitido pelo corpo. Totalmente não invasivo, seguro e indolor, este exame complementar gera imagens valiosas que ajudam a aprofundar a análise médica e a esclarecer o diagnóstico.

Como Funciona?

Embora o olho humano só enxergue a luz visível, nosso corpo emite outras formas de energia, como a radiação infravermelha. De forma simples, o calor gerado pelo metabolismo das nossas células e tecidos se manifesta como essa radiação.

Em áreas de inflamação ou contraturas musculares, o metabolismo e a circulação aumentam, emitindo mais radiação. Em contrapartida, locais com déficit circulatório ou atrofia muscular emanam menos calor.

Essas câmeras especiais captam e transformam o calor da pele em imagens digitais. A análise dessas imagens fornece ao médico uma verdadeira "expansão da visão", ampliando a capacidade de identificar e localizar a origem da sua queixa.

image.png

O termo "neuromodulação" se refere a duas abordagens terapêuticas distintas: central e periférica. A central é realizada por meio da aplicação de estímulos elétricos ou magnéticos no crânio, visando estimular e/ou sedar áreas cerebrais específicas.  Já a neuromodulação periférica utiliza estímulos elétricos de baixa intensidade e em frequência adequada, por meio de equipamentos especiais através de agulhas ou eletrodos aplicados a diferentes locais do corpo, visando induzir a correção das disfunções de músculos e fáscias, assim como provocar neuroplasticidade corretiva no sistema nervoso central.

Neuromodulação periférica

A neuromodulação se baseia em uma profunda compreensão da interação entre o sistema osteomuscular (principalmente músculos, fáscias) e o sistema nervoso como um todo.
O aprofundamento do raciocínio anatômico, biomecânico, cinesiológico e neurofuncional tem permitido trabalhar na correção de causas  da dor atual. Frequentemente essas causas são, antigas e estão distantes do local da queixa atual - e pior, não provocam qualquer sintoma perceptível no local onde se encontram. Talvez tenham causados queixas no passado, porém o corpo se adaptou a elas e acomodou-se a elas - mas isto ocorre à custa de 
adaptações progressivas que, com o passar do tempo, deram origem aos transtornos dos quais o paciente se queixa atualmente. A neuromodulação visa tratar tanto as causas originais (antigas) quanto os resultados delas. E geralmente o faz com muito sucesso.

neuromodulação cerebral.jpeg

Neuromodulação cerebral

Uma das ferramentas terapêuticas utilizadas em nossa clínica é a neuromodulação não invasiva cerebral, com um método denominado ETCC (mais conhecido pela sigla em inglês tDCS - estimulação transcraniana por corrente contínua). Para isto utilizam-se eletrodos aplicados ao couro cabeludo com estímulos elétricos fornecidos por aparelho apropriado. A finalidade é  estimular e/ou sedar áreas específicas do cérebro.

Normalmente aplicamos esta modalidade terapêutica em casos específicos como complementação a outras intervenções, principalmente neuromodulação periférica.

image.png

Ortopedia

O aparelho locomotor tem diferentes estruturas, como ossos, músculos, tendões, fáscias, além de evidentemente ter grande envolvimento com vasos sanguíneos  e nervos, tudo isto profundamente  integrado com o sistema nervoso central. É necessário observar as eventuais anormalidades da sua estrutura esquelética, o estado de desenvolvimento e a simetria de seus músculos, a presença de sinais de inflamação, desvios angulares ou sobrecargas mecânicas. Além das questões estruturais anatômicas de cada parte de seu corpo, é necsssário também incluir um profundo entendimento de como estas estruturas e o sistema nervoso funcionam em conjunto - isto é, compreender adequadamente a biomecânica e a cinesiologia (ciências que, respectivamente, estudam a mecânica do corpo e como acontecem os movimentos). Um entendimento abrangente da estrutura e funcionamento do seu corpo é fundamental para identificar alterações da função (disfunções) e como elas contribuíram para a sua queixa atual.

Acupuntura.png

Acupuntura

As estruturas físicas do nosso corpo são muito importantes, mas precisamos também considerar o que promove o funcionamento normal dessas estruturas. A medicina tradicional chinesa leva também em conta como chega (ou deixa de chegar) a energia que permite o funcionamento adequado das estruturas do corpo. Também os fatores ligados à emoção não podem ser ignorados, já que uma parte importante da causa e manutenção da dor pode ser relacionada à nossa mente inconsciente. Além disto, o sofrimento causado pela dor crônica provoca alterações emocionais e transformações adaptativas nas conexões neurais que também precisam ser consideradas. Compreender o corpo humano do ponto de vista da medicina tradicional chinesa (base da especialidade médica Acupuntura) agrega ao médico de formação ocidental uma visão abrangente do ser humano.
O tratamento com acupuntura é mais conhecido pela utilização de agulhas, inseridas em diferentes locais do corpo com o objetivo de corrigir problemas de saúde. Contudo, ela utiliza também uma outra forma terapêutica menos conhecida aqui no ocidente, as fórmulas magistrais chinesas, que em muitos casos podem complementar e trazer maior eficácia ao tratamento.

image.png

Auriculoterapia francesa

A orelha tem uma inervação complexa e funciona como um assim chamado “microssistema”, isto é, funcionar como uma representação de todo o corpo. Desta forma, como parte da especialidade em Acupuntura é possível por meio dela tratar o corpo todo. A localização dos pontos a tratar precisa ser exata; para isto com frequência utilizamos na clínica, um aparelho localizador eletrônico; o tratamento dos pontos identificados pode ser feito com pequenas agulhas ou, como geralmente fazemos, de forma indolor com uso de um aparelho emissor de laser especialmente desenvolvido para este fim.

A dor física frequentemente é causada ou agravada por dores emocionais; auriculoterapia francesa oferece também ferramentas eficazes para o tratamento de cicatrizes emocionais, podendo aliviar significativamente o sofrimento causado por traumas psíquicos.

image.png

Cranioacupuntura

O Dr. Yamamoto, um médico japonês que é hoje bem idoso, desenvolveu seu próprio método para tratamento da dor, conhecido pela sigla YNSA (do inglês "Yamamoto New Scalp Acupuncture”). Trata-se, em resumo, de identificar pontos no couro cabeludo  exatamente correspondentes aos locais da dor corpórea e, por meio da inserção de agulhas, obter um alívio significativo da dor.
Quando indicado, utilizamos este método de forma complementar.

Dr. Miguel Herrera Medicina Especializada em Bragança  Paulista

A Clínica

Agende sua consulta e saiba mais sobre os tratamentos oferecidos

 

Clínica: Praça Maastricht 200, Torre 1, Sala 316 - Bragança Paulista SP

WhatsApp: (11) 99341-7674

Horário: Segunda a Sexta, 8h ‑18h (confirmar horário). 

Este site segue as diretrizes do Manual de Publicidade Médica e do Código de Ética Médica (Resolução CFM nº 1974/11). As informações aqui contidas têm caráter informativo e educativo, sem promessas de resultados. Caso observe algo que não esteja em conformidade, por favor, entre em contato conosco.

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

Copy: © 2025 Dr. Miguel Herrera. Todos os direitos reservados.

bottom of page